Coordenação motora fina é o tipo de coordenação que precisa do uso dos músculos pequenos das mãos e do antebraço para realizar atividades que requerem maior precisão e refinamento

Essas habilidades se desenvolvem progressivamente ao longo dos anos se as crianças forem estimuladas adequadamente.

O estímulo para o desenvolvimento das habilidades motoras finas desde cedo vai permitir à criança, por exemplo, segurar um pincel com precisão e pintar.

À medida que crescem, em circunstâncias normais, os bebês desenvolvem sua coordenação motora fina. Como? Ao explorar o mundo através do tato, tocando, pegando e soltando objetos, etc. No princípio, os bebês vão começar a pegar tudo o que encontrarem ao redor para explorar a textura dos diferentes objetos ao alcance. Isso acontece por pura curiosidade.

Posteriormente, vão começar a brincar, jogar, pegar os objetos, e geralmente, se divertir com eles. Mesmo que não pareça, à medida que isso acontece, o bebê está exercitando os músculos das mãos e dos antebraços. Ele adquire, dessa forma, precisão e retenção no controle da sua própria força ao pegar ou soltar os objetos.

Além de poder brincar livremente e desenhar numa folha de papel desde cedo, a exploração livre do mundo que as rodeia, especialmente dos objetos, ajuda as crianças a alcançar um bom desenvolvimento e a construir uma autoestima saudável