A maioria dos pais e professores definem-nos como ruidosos, mal-educados e inquietos, no entanto desconhecem a verdadeira causa deste comportamento. O Transtorno por Deficiência de Atenção e Hiperactividade (TDAH), o mais frequente nas crianças, é um transtorno do neuro-desenvolvimento que prejudica a qualidade de vida das crianças e a sua relação com o meio envolvente.
No período pré-escolar as crianças com Défice de Atenção e Hiperactividade podem ser detectadas pela sua inquietude, por não serem tão autónomas como as outras, por serem um pouco desobedientes e por dormirem pouco. Podemos descrever estas crianças como inquietas, imaturas, temperamentais, inconscientes, intrometidas, com desejos de serem o centro das atenções e arranjarem confusões com os colegas.
São a típica criança que é difícil, tanto em casa como no colégio. Durante muitos anos não se entendia estas crianças, o que trouxe consequências muito prejudiciais para elas. Daí a importância de um diagnóstico precoce e, sobretudo, de um tratamento especializado.
Na hora de detectar um TDAH tem de se ter em conta os seguintes critérios, segundo as três variantes deste transtorno: as crianças que apontam a um excesso de impulsividade, a uma falta de atenção e a um excesso de actividade motora.
Entre em contato com o nosso centro de desenvolvimento infantil, nós te damos o suporte que é preciso, estamos a sua espera!