Independência nas atividades de vida diária (atuação do To)
Os pais têm papel fundamental para estimular a independência e a autonomia das crianças. Hoje, com a rotina corrida, pequenas tarefas como calçar um sapato, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo, são feitas pelos pais e não pelas crianças. Embora pareça inofensivo, isso pode gerar atrasos no desenvolvimento.
O interessante é que as crianças, quando forem realizar alguma atividade que exija maiores cuidados, estejam acompanhadas de um adulto, que vá as orientando passo a passo, até que consigam fazer sozinhas.
Confira algumas dicas para estimular a independência das crianças:
Vestir-se: A partir dos 12 meses, a criança pode apresentar interesse em tirar ou em colocar sapatos ou meias, por exemplo. Entre 3 ou 4 anos, o ideal é que a criança já consiga se vestir ou se despir sozinha. Atenção: também é importante ensinar a abrir e a fechar botões e zíperes também!
Escovar os dentes: O ideal é começar a ensinar por volta dos 12 meses, porém a criança só vai conseguir escovar os dentes sozinha por volta dos 3 ou 4 anos. Recomenda-se que a atividade seja supervisionada até os 7 anos para garantir que a higiene bucal esteja correta.
Banho: A criança pode começar a tomar banho sozinha a partir dos 6 anos, mas desde cedo já podem se familiarizar com os objetos do banho, como por exemplo o sabão e os passo a passo do banho, mesmo que não façam todo o processo sozinhas, já podem participar de forma mais ativa, no preparo e durante o banho, é importante supervisionar ou ajudar nessa tarefa.
Além desses itens que citamos acima, existem muitos outros que exigem habilidades cognitivas, motoras e sensoriais para que a criança consiga desempenhar com o máximo de independência possível.
Se caso vocês pais tenham dificuldades em estimular as atividades do seu filho o melhor a se fazer é procurar um terapeuta ocupacional.