O Distúrbio articulatório é uma alteração na fala que ocorre principalmente na infância, sobretudo nos primeiros anos escolares.
Às vezes parece ser “bonitinho” ver uma criança falando errado, mas dependendo do tipo de erro e a idade é importante ficar atento e procurar um fonoaudiólogo. Este profissional avaliará a necessidade ou não de um tratamento.
A alteração na fala pode ocorrer de diversas formas como:Omissão que acontece quando há ausência da produção de um ou mais fonemas (sons), como “ato” para gato ou “apéu” para chapéu.
Trocas que acontece quando o fonema não é produzido ou é substituído por outro. Como por exemplo: cachorro para “tachorro”, gato para “dato”, entre outros.
Adição, nesse caso, a criança adiciona sons que não existem na palavra, como “predra” ao invés de pedra.
Transposição que ocorre quando existe a inversão do lugar onde o som é pronunciado corretamente. Assim a palavra iogurte e caderno, passa a ser emitido como “iorgute e cardeno”.
Distorção: quando a produção do som parece ser estranha, como por exemplo, som de “s” parecido com som de “ch”(sapato para chapato) ou som de z com som de j (azul para ajul). Substituição ou trocas sonoras: vaca, bola, zebra, goiaba e jacaré são produzidos respectivamente por “faca, pola, sebra, coiaba e chacaré”.
Quer saber mais?
Estamos esperando pela sua visita!