A depressão é um estado prolongado de grande tristeza, falta de energia e interesse pela vida. Durante muito tempo não se pensou em sofrimento psicológico associado às crianças, uma vez que a infância seria “a melhor fase da vida”. Mas serão assim todas as crianças felizes e despreocupadas?

Um olhar atento sobre o comportamento de muitas crianças vieram mostrar o contrário. Nem todas as crianças são assim tão felizes. Estudos referem-nos que cerca de 2% das crianças sofrem de depressão grave. Perto de 40% das crianças em consulta de pedopsiquiatria apresentam diagnóstico estrutural de depressão.

A sintomatologia depressiva na criança é muito diferente da do adulto e é de difícil reconhecimento, uma vez que pode assumir diversas formas. Mas esteja sobretudo atento às alterações de comportamento, estados emocionais e ritmos do dia-a-dia, como por exemplo:

  • Tristeza prolongada – através de um olhar ausente, de uma expressão facial séria, de um choro fácil ou da auto-depreciação;
  • Medos – Pode também aparecer um medo exagerado, intenso e duradouro de algo, de alguém, ou mesmo de que algo de mal poderá acontecer a qualquer momento;

Venha nos fazer uma visita.

Estamos esperando por você!