Sentar em “W” refere-se à postura assumida pelas crianças quando se sentam no chão com as pernas posicionadas no formato de um “W”, sendo esta uma das várias posições que a criança pode assumir enquanto brinca.
A alternância entre as posições que a criança senta é muito benéfica e estimula a descoberta dos limites de corpo. No entanto, se assumido com frequência, este hábito postural pode gerar alterações ortopédicas, no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor.
Quando sentada em “W”, os quadris encontram-se no limite da rotação interna, predispondo a criança a problemas ortopédicos futuros.
Nesta posição anormal, o risco de luxação do quadril é preocupante. Esta posição também favorece a instalação de encurtamentos e contraturas musculares
O problema é que o “W” é tão estável que não permite à criança exercitar seu equilíbrio, também limita as rotações de tronco e as transferências de peso laterais como aquelas que realizamos para alcançar um objeto.
Caso veja seu filho ou alguma criança sentada dessa maneira, estimule-a a trocar de posição.
Brincar é saudável e necessário, por isso devemos evitar que a brincadeira se torne algo sério para a vida futura da criança.
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Só é entrar em contato conosco ou fazer uma visita ao nosso centro de desenvolvimento infantil.
Aguardamos por você!